O décimo segundo

Se não tem décimo segundo, não pode concorrer.
Se não tem décimo segundo, não aceitamos.
Tem que ter o décimo segundo. Tem?!?!?
Para se poder inscrever, tem que ter o décimo segundo.
Não tem o décimo segundo ainda???


As Novas Oportunidades dão hipóteses de qualquer comum cidadão vir a completar a sua escolaridade “esquecida/perdida” e tirar o famigerado “décimo segundo”, actualmente tão necessário e fundamental para tudo e todos.
Como se ter o décimo segundo através das Novas Oportunidades, nos conferisse uma riqueza de linguística, semântica e matemática que nos viesse a permitir governar as nossas vidas sempre e somente em direcção ao destaque, ao sucesso, ao futuro promissor e, no final - quem sabe - até em direcção a um possível lugar no céu!
Diz o nosso brilhante Primeiro que ter o décimo segundo é fundamental… para um país mais culto, mais profissional…
Ora vejamos…
Verdade se diga que em matérias de aprendizagem e conhecimento, quem tira o décimo segundo através este novo método, fica basicamente… igual…
Melhor, fica talvez um bocadinho mais “cheio”, pelo menos em matérias de armários, porque passa a ter um Portfolio (vulgo dossier pessoal e mais um montao de papéis que basicamente não servem para nada) onde está exposta por escrito e pela mão do próprio, a sua vidinha (chunga, miserável, fantástica ou maravilhosa, ou não…) desde tenra idade …
E isso, meus senhores, revela-se fundamental na procura de profissão e emprego!
É verdade sim Senhora!!
Tenho um amigo meu que tinha o oitavo incompleto e tirou agora o décimo segundo. Falava um português “acalonado”…
E melhorou sim senhora! Aprendeu mais umas palavras do calão tuga com os outros colegas de turma. E até conseguiu pôr por escrito as misérias da sua vida!
Ganhou ou não ganhou com o décimo segundo?
O Primeiro diz que se ganha…
Acho que ele próprio fala com conhecimento de causa.
E até tem razão…
O Primeiro, foi mesmo o primeiro que conseguiu – pasme-se!!!- em apenas poucos meses e através de uma qualquer Nova Oportunidade, tirar um curso de Engenharia!
Aprender, aprender, aprender a sério, a Matemática, o Inglês, e até o Português - que é a nossa língua mãe e que a maioria dos cidadãos não domina – isso, agora, nem vem ao caso! O que é mesmo preciso, é ter o tal dossier…Que nos dá “pasta” para um futuro polivalente!
Aprende-se a construir o tal dossier (de carácter inteiramente subjectivo). Depois, corrigem-se as gralhas gramaticais, que são mais que muitas, sob a orientação do professor que acha íncrivel ter calhado com uma turma de burros e imbecis e para quem o frete é tão grande que se apresenta nas aulas sempre com aquele ar de “tou-um-bocadinho-enjoado-por-estar-aqui”…
Para tal, frequentam-se aulas de curta duração uma vez por semana (o que faz lembrar as idas à missa de domingo – é chato mas passa depressa), e a coisa dá-se…
Mesmo que no decurso do processo se fique tão ou mais analfabeto como quando se chegou…
Mas fica-se com o décimo segundo! E já se pode dizer à boca cheia que se tem!
E até nos dão um papel que atesta isso legalmente, tal a importância do curso!
E para quem ainda não se informou, são estas as Novas Oportunidades, sim senhora!
Do melhor que há.
Trata-se de uma nova oportunidade para qualquer vulgar “tuga” analfabeto, iletrado e inculto, mesmo que resida numa qualquer terreola atrás do sol posto, de ficar com um “décimo segundo” instantâneo, sem se chatear muito nem precisar de queimar a pestana a ler secas e tratados sobre História, Geografia ou a fazer contas mais elaboradas que as simples 4 operações (que aparentemente quando andamos na escola não servem para nada, mas posteriormente acabamos por não prescindir delas no nosso dia a dia).
E ainda se tem direito a pedir um portátil por 150 paus, mesmo que "não se pesque um grosso" de informática!

Tem o décimo segundo?
Não?!?!?
Inscreva-se nas Novas Oportunidades!
Eu por acaso até tenho…mas …tirado no tempo da “outra senhora”, i.e. levantar o traseiro da cama às 7 para estar nas aulas às 8 da manhã a 5 km de casa, 3 disciplinas com notas de 1 a 20, 4 a 5 horas de aulas/dia, findas as quais era preciso realmente estudar, e a rematar, o tão desejado exame nacional, a contar para a melhoria da nota ou “enterranço” total com a garantia de mais um ano de escola.
E graças aos Deuses que o tirei há já tanto tempo!!!
Simples.
Escusei de expor a minha vida pessoal por escrito, e tenho um certificado de habilitações à séria…bem diferente do diploma igual ao do Primeiro, que mais parece lhe ter saído na “Farinha Amparo”.

E se o Fernando Peça retomasse do mundo dos mortos para ler alto estas linhas, certamente diria:

E ESTA, HEIM?!?!?

Comentários

Paula NoGuerra disse…
Concordo plenamente contigo minha amsecuniga... mas... eu tb acabei o secundário atrasvés das Novas Oportunidades....

Eu apenas me faltavam 5 disciplinas para acabar... e acredita que preferia assistir a aulas e acabar as verdadeiras disciplinas que me faltavam... mas não é possivel...

Que dizer... mais do que tu ja disseste? Disste TUDO e concordo!

Beijocas grandes**********

Mensagens populares