BELTANE, As fogueiras de Belenos





Foi um dos primeiros feriados a ser destruído pelos Cristãos, que viam nas celebrações da fogueira somente o pecado e uma ofensa ao seu Deus.

Talvez os padres não soubessem que o Ágape (Amor) sob a Vontade é a maior fonte de armazenagem de energia purificadora, o maior dos rituais, a mais grandiosa das celebrações à vida, à alegria, à Natureza e portanto aos DEUSES!!!
O Deus, que agora é um jovem no auge da sua fertilidade, apaixona-se pela Deusa, que em Beltane se representa como a Virgem e é apelidada de "Rainha de Maio".

É o Sabbath da fertilidade, em que se celebra a união física dos Deuses - duas polaridades distintas, que se completam num AMOR que deu origem a todas as coisas do Universo.
Belenos é a face radiante do Sol, que regressa ao mundo na Primavera.
Em Beltane acendem-se duas fogueiras, pois é costume passar entre elas para nos livrarmos de todas as doenças e energias negativas (estou mesmo a precisar disto hoje!!!).

Nos tempos antigos, costumava-se passar o gado e os animais domésticos entre as fogueiras com a mesma finalidade. Daí adveio o costume de "saltar a fogueira" nas festas juninas.
Se não houver espaço, duas tochas ou mesmo duas velas têm a mesma função (vide, Wicca, A feitiçaria moderna). Preferencialmente, se forem colocadas ao ar livre.

É uma festa de alegria, em que basicamente agradecemos pelo fim da metade escura do ano, e pelo início da época da luz.

Uma das mais belas tradições de Beltane é o MAYPOLE, ou MASTRO DE FITAS. Trata-se de um mastro enfeitado com fitas coloridas. Durante o ritual, cada membro escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo. Todos devem girar trançando as fitas, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-nos sob a protecção dos Deuses.

É tradição jamais celebrar casamentos em Maio, pois este mês é dedicado apenas à união entre o Deus e a Deusa.

COMEMORAÇÕES:

Se possível, celebre Beltane numa floresta, preferencialmente próximo a uma árvore viva. Caso não seja possível, traga uma pequena árvore para o círculo, de preferência envasada; pode ser qualquer tipo.

Crie uma pequena oferenda para honrar o casamento da Deusa e do Deus. Tais oferendas podem ser o que seu talento e sua imaginação permitirem. Há quem honre os Deuses consumando uma união dentro do círculo.

Arrume o altar, acenda as velas e o incenso, trace o círculo, invoque a Deusa e o Deus. De pé diante do Altar, diga, com as mãos erguidas:


"Ó Deusa Mãe, rainha da noite e da Terra;
Ó Deus Pai, Rei do dia e das florestas,
Eu celebro a vossa união enquanto a natureza se alegra num ruidoso banho de cor e vida.
Aceitem o meu presente, Deusa mãe e Deus pai
Em honra à vossa união."

“Da vossa união surgirá a vida renovada;
Uma profusão de criaturas vivas cobrirá a terra,
os ventos soprarão puros e doces.
Ó antigos, eu celebro com Vocês!!"
________

Celebre um Banquete simples. O círculo está desfeito.

FELIZ BELTANE!
QUE A DEUSA MAE EST COM VOI!

Elaine de Astolat

Comentários

Mensagens populares