Arcano XVI - A Torre
A Torre demonstra a quebra de uma estrutura estabelecida, à qual estamos presos.
O movimento deste Arcano é o da destruição que chega para libertar o ser de seu encastelamento, libertá-lo de uma prisão que pode ser mental, emocional ou material.
Mesmo assim o homem insiste em não sair da prisão por temer o que virá, sem perceber que os destroços, resultantes de uma quebra, apesar de dolorosos, são necessários para reconstruírmos - interna ou externamente - o que já estava ultrapassado.
Castelos e torres têm sido literalmente usados no decorrer dos séculos, como prisões mas o sentido de aprisionamento é mais profundo quando se trata de uma prisão interior, aquela que nos impede de ver o próprio Eu, que nos impede de soltar as amarras escondidas nos valores pessoais. E só com a sensibilidade e percepção podemos transformar momentos de crise em fases de libertação e crescimento em todos os níveis.
Mensagem da Torre - Coragem para renascer dos destroços (neste caso, funciona como uma espécie de aviso, sob pena e risco de se perder o que já se conquistou - [relembro a Princesa de Copas invertida, a carta Prudência imediatamente a seguir]).
Comentários