Alguém mencionou a palavra "Medo"?



...se calhar também eu mesma, e hoje, em ressonância interior.

O dicionário diz que “o medo é um sentimento que é um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reacções físicas como descarga de
adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.”

Medo. A palavra por si só assusta!

A psicologia analisa-o ao pormenor, e em várias etapas e diz que não se pode falar de Medo sem falar de Ansiedade.
O Medo é uma reacção protectora do ser humano e provém de estímulos reais de ameaça. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o Medo. Todas as pessoas temem algo. Claro que a força desse Medo será intensificada pela história de vida de cada um.
Segundo Marcus Lira Brandão, “o Medo é uma reacção adaptativa do meio, na medida em que faz com que o animal se proteja das ameaças do ambiente”.
O Medo, existe sob muitas formas. É, por assim dizer, uma força natural. Existe de forma independente das pessoas, ou seja, há algo em nós e também fora de nós que se chama Medo, e que tem uma função na natureza como poderia ter o Sol, a Lua, a Água, a Terra ou qualquer elemento. O medo faz parte da natureza assim como faz parte o Amor (ou Ágape num sentido mais amplo), se preferirem.
A primeira coisa que nos acontece quando sentimos Medo é uma interrupção súbita do processo de racionalização, perdemos a capacidade de racionalizar uma situação qualquer. Não conseguimos pensar e entramos num estado de bloqueio.
Perante um sentimento destes, só temos duas saídas: ou nos "encafuamos" no armário, ou fazemos um esforço por vezes quase sobre-humano e enfrentamos o perigo.
Afirma-se que o Medo é o maior inimigo do homem. E isso corresponde à absoluta realidade, pois o medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O Medo é um pensamento na mente humana e nós temos medo dos nossos próprios pensamentos.
O ser humano nasce apenas com dois únicos Medos: o Medo de cair e o Medo do barulho, segundo a psicologia. Todos os outros medos são adquiridos ao longo da vivência.
O Medo "normal" é bom, o Medo "anormal" é mau e destrutivo. Permitir constantemente os pensamentos de Medo, acarreta o Medo anormal, obsessões e complexos. Temer alguma coisa persistentemente provoca um sentimento de pânico e terror.
Pode-se superar o Medo "anormal" quando se sabe que o poder do subconsciente pode mudar os condicionamentos e realizar os desejos acalentados pelo coração. Se dedicarmos a nossa atenção e devotarmo-nos imediatamente ao nosso desejo, que é o oposto do seu Medo, estamos a alimentar o Amor. E é este Amor que expulsa o Medo.
E é por isso que o Medo e o Amor são os únicos sentimentos que comandam a vida humana. Um destrói, o outro reconcilia e une.
E é com base no Medo que vivemos em guerra e fome e conflitos.
E é por isso que não podemos deixar que o Medo se sobreponha à razão e ao Amor!
Enfrentar os temores, trazê-los à luz da razão e aprender a sorrir dos medos. Essa sempre foi e será a solução!

E depois disto tudo, ouço em stereo a vozinha do boss, advogado de profissão e psicólogo na essência, que me diz sempre: "Tem Medo? Compre um cão! Tem muitos? Então, compre vários!..."

E agora pergunto... Quem não tem?

Elaine de Astolat, num dia em que um pequeno temor lhe tentou usurpar a razão.
Alguns elementos para elaboração deste texto recolhidos da obra “O Poder do Subconsciente”.


Comentários

Anónimo disse…
Há pessoas que me dizem que o mundo pode desabar à minha frente, que eu continuo impávida e serena, organizando os escombros e ajudando os feridos... sangue de lagarto...

Mas na realidade, eu tambem tenho muitos medos, minha amiga...

Mesmo assim... sei que o medo não nos deve limitar a vida... e não o deixo limitar me a mim...

Espero nunca deixar de fazer nada por causa do medo... e o mesmo espero de ti...

Beijo
Elaine disse…
Não...O meu Ágape falará sempre mais alto!

Mensagens populares