Lições de Português e um pequeno chá...de colher (porque há quem não saiba saborear)...

É triste, mas infelizmente reconheço que cada vez mais há pessoas que, independentemente de serem "produto nacional" e de até possuirem alguma formação (refiro-me a instrucção escolar), não saibam português, não entendam nada sobre a classificação morfológica das palavras, e muito menos sobre a utilização de adjectivos.

Não sei bem porquê, mas há-as assim. E isso deixa-me profundamente triste. Adjectivos são as palavras que caracterizam um substantivo ou sujeito, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. E é só isso apenas. Bom é bom, mau será mau, alto será alto e baixo será baixo, aplicado em relação ao substantivo ou sujeito que se pretende qualificar.

E, mais uma vez, é só isso e apenas. E não se denota qualquer tipo de sentimento com isto, nenhuma espécie de vontade ou nenhum segundo sentido. Adjectivo é adjectivo e mais nada. Não serve como rampa ou escada de lançamento, a menos que se possa estar a falar de um foguetão..., que não é o caso.

O segundo sentido que cada um pode tirar de uma simples palavra, será um conceito meramente subjectivo e que pode nada ter que ver com a pessoa que a aplicou ou a forma como a aplicou.

Óbvio e claro está que para que pretende insuflar o ego, ou para quem um elogio, numa determinada fase do campeonato é um grande alimento para a alma - como dizem os ingleses fishing for compliments- ou quer mostrar aos demais um grau de importância que na realidade não tem nem nunca terá, ao ser-lhe atribuído um qualquer adjectivo qualificativo, e desde que de forma positiva, interpretará está acção de forma unicamente pessoal, muito lisonjeira e até leviana.

É de facto triste. Tss, Tss muito triste! Só prova que mesmo que se pense algo de positivo de alguém, há pessoas que não merecem ser adjectivadas.

E não venham cá dizer que foi uma brincadeira ou sem querer. Gente adulta é adulta em todo e qualquer momento!

Para os que nada me conhecem, esclareço que na minha vida pessoal, no meu leque de amigos, só entra quem eu quero e quem eu deixo...

O resto, será sempre mera paisagem...

Comentários

Munita disse…
Talvez seja por isso tudo e por mais alguma coisa que me escondo... que não me entrego...

Porque quem não vive no nosso mundo jamais nos irá compreender... para que então fazer o esforço? Nunca permitir que invadam o nosso espaço... porque se assim for, a qualquer momento podemos fechar a porta a sete chaves (curioso, sempre o numero sete) e deixar quem deixou de nos interessar fora (da nossa vida)...

Por vezes há quem teime em ficar cá dentro, mas para isso é que existem os exorcismos (já me estou a imaginar a revirar a cabeça)...

Na amizade luta se pelo bem estar dos amigos... sempre... doe a quem doer... e nessa nossa luta há que proteger os que nos são queridos... de todas as formas e feitios... as pessoas que não protegem as amizades nunca poderão ser merecedoras delas... E eu, minha amiga, estarei sempre contigo.

Mensagens populares